O homem vestido de Moisés é o deputado estadual mineiro Adelino de Carvalho. Ele diz que é pobre e ajuda o povo, mas mora numa mansão e já foi condenado por compra de votos
O bom pastor nunca abandona suas ovelhas. E faz de tudo para manter o rebanho unido. Mas tem gente que leva isso a sério demais. Em Belo Horizonte, um deputado evangélico não economiza nem do próprio bolso. E troca o céu dos outros pelo paraíso, dele. A reportagem é de Sérgio Utsch.
O homem vestido de Moisés jura que é pobre. "Eu sou uma pessoa pobre, minha declaração de renda está comprovada, eu não tenho riqueza nenhuma", alega o deputado estadual Adelino de Carvalho, do PMDB.
Na declaração de bens que o deputado entregou à Justiça Eleitoral, ele tem mesmo pouca coisa. Na cidade de Matosinhos, a 40 quilômetros de Belo Horizonte, só teria um lote.
Mas o deputado pastor mora nesta mansão que ocupa um quarteirão inteiro num bairro nobre da cidade. Adelino de Carvalho tem problemas com a justiça eleitoral, ele não vai poder disputar as próximas eleições porque foi considerado inelegível por três anos. Motivo? Compra de votos.
"A promessa era que a gente ia ganhar uma cesta básica todo o mês, depois que ele ganhasse a eleição. E ate hoje não aconteceu nada", revela Waldirene Aparecida, dona de casa.
As vítimas não foram só os eleitores, o deputado também distribuiu vários cheques sem fundo pelo comércio e ainda tenta justificar. "Quando eu vejo o povo em dificuldade, eu distribuo cheque, eu quero ajudar o povo. Mas eu vou pagar, eu não dei conta de cobrir mas eu vou pagar."
Apesar de tantos problemas, Adelino de Carvalho se considera um apóstolo. É assim que ele se apresenta para os fiéis de mais de 700 igrejas que ele comanda há mais de 20 anos. Mas o apóstolo foi condenado. Em 96, vendia saquinhos de farinha de trigo como se fosse farinha milagrosa. Para alguns fiéis, foi oferecida a chave do céu. Preço? Trinta reais. O pastor ainda incentiva o pagamento do dízimo para a Igreja Reino dos Céus e promove verdadeiros espetáculos durante os cultos. Nestas imagens ele tenta exorcizar demônios que estariam possuindo os fiéis.
A igreja é um negócio, admite o filho mais velho do deputado. Nesta lista, as principais igrejas e o desempenho financeiro de cada uma. "Ele ganhou porque arrecadou mais do que as outras. O pastor foi melhor que os outros. Se arrecadar mais ele amanhã está no primeiro, recebe tipo um bônus, uma premiação", revela Adelino de Carvalho Jr, filho do deputado.
Adelino de Carvalho, apóstolo, missionário, sacerdote, profetiza, profeta, pilantra, vigarista, Igreja Reino dos Céus, Missionario Adelino de Carvalho, Apostolo Adelino de Carvalho, Deputado Adelino de Carvalho, Golpista, Mentiroso, Malandro, estelionatário, historia verdadeira, historia real, farsante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário